Roteiro para Curtir Curitiba
10/04/2020
Preparamos esta rota com 14 pontos, para você sair e curtir a primavera e o verão de Curitiba.
Organizamos um roteiro para você se deparar com toda a harmonia e sensações que a natureza oferece, com vistas maravilhosas, muita história e, claro, as flores.
Então, passe o protetor solar, leve a bateria extra no bolso, pois cada pedacinho desse roteiro vai valer um registro. Bora começar!?
1°- Jardim Botânico
Inicie o roteiro pelo maior símbolo de Curitiba, o Jardim Botânico. Logo na entrada do Jardim, você é recebido por um imenso jardim em estilo francês com seus canteiros geométricos. Note os canteiros floridos com a Sun Patiens, nova variedade de flor que passou por melhoramento genético, sendo mais resistente ao calor e a chuva, com maior durabilidade e cores vibrantes.
1° Ponto -Jardim Botânico. Foto Daniel Castellano
Endereço: R. Engo. Ostoja Roguski | Jardim Botânico | (41) 3264-6994
2°-Palácio de Cristal
Inspirada no Palácio de Cristal de Londres, a estufa do Jardim Botânico, chama atenção com sua arquitetura no estilo Art Noveau, isto é, estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas. Com sua estrutura feita de ferro e vidro é climatizada, abriga espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito.
2° Ponto – Estufa do Jardim Botânico. Foto Divulgação
Endereço: R. Engo. Ostoja Roguski | Jardim Botânico | (41) 3264-6994
Entre na estufa e aproveite para apreciar a melhor vista privilegiada do jardim em estilo francês. Saindo do palácio, você vai encontrar o jardim da sensações.
3°- Jardim das Sensações
Um jardim com cerca verde dentro do botânico, onde todo o percurso é realizado com os olhos vendados. Uma experiência única e totalmente sensorial, pois você conhecerá as espécies de plantas por meio do tato e olfato, e turbilhão de aromas e texturas afloram seus sentidos.
Entre as flores estão, Alfavaca, que tem um cheiro marcante e delicioso e a Orelha de Lebre, que quando você toca nela parece que você está encostando em um ursinho de pelúcia, de tão macia. O percurso é de graça!
3° Ponto- Jardim das Sensações, brinca com todos os sentidos. Foto: Cesar Brustolin.
Endereço: R. Engo. Ostoja Roguski | Jardim Botânico| Aberto aos sábado e domingos, das 9h às 17h. | (41) 3264-6994.
4°- Jardim de Mel
Depois de se encantar com as flores, é hora de conhecer algumas das responsáveis pela proliferação dessa diversidade, as abelhas do Jardim de Mel. As abelhas ficam em caixas, onde produzem a cera e o mel. E você pode ver esses bichinhos incríveis trabalhando bem de perto, não precisa ter medo, pois as abelhas criadas nos jardins de mel não têm ferrão.
4° Ponto- Jardins de Mel. Foto Luiz Costa
Endereço: R. Engo. Ostoja Roguski | Jardim Botânico | (41) 3264-6994
Vamos dar uma pausa e almoçar ? Siga para Rua Itupava.
5°- Cantina do Délio
No coração da Itupava, a Cantina do Délio, possui um salão que tem uma vista para um jardim arborizado, ótimo para desacelerar e ainda saborear a tradicional comida italiana com opções de massas e carnes. Um cardápio com muita variedade, mas na dúvida escolha o prato Filetto con Ravioli e Funghi servido com o Mignon grelhado, servido com Raviólis de Queijos ao molho de Cogumelos.
5° Ponto- Jardim Ambiental. Foto Divulgação
Endereço: R. Itupava, 1094 |Alto da XV |(41) 3078-0010
Preparado para o próximo ponto? Direto para o Centro Cívico na praça Nossa Senhora de Salete.
6°- Praça Nossa Senhora de Salete
Nesta época quente a praça é tingida de vermelho pelas árvores Corticeiras, deixando a paisagem deslumbrante. O local de onde você pode observar essas lindezas fica no meio das sedes dos poderes do Paraná. Ótima para fazer uma caminhada e outras práticas esportivas como ciclismo, skate e patinação.
6° Ponto- Praça Nossa Senhora de Salete. Foto @levidoreto
Endereço: Av. Cândido de Abreu, 817 | Centro Cívico
7°- Palácio do Centro Cívico
Em frente ao Palácio 29 de março, tem um encantador canteiro de flores Sampatie. O nome do local é em homenagem a data da fundação de Curitiba, em 1693. Hoje sede da Prefeitura de Curitiba. A fachada da sede é toda feita em azulejos pintados com imagens que representam a cidade, como o farol e as araucárias. A obra é da artista plástica Marília Kranz. Vale uma parada para uma foto, antes de seguir em frente.
7° Ponto- Palácio 29 de Março. Foto MCities
Endereço: Av. Cândido de Abreu, 817 | Centro Cívico | (41) 3350-8484
Siga para o prédio histórico da cidade, onde as flores dão um charme a paisagem.
8°- Paço da Liberdade
O Paço da Liberdade está localizado bem no centro de Curitiba, na Praça Generoso Marques, próximo ao Marco Zero da cidade (Praça Tiradentes). O prédio histórico de arquitetura eclética, é um centro cultural e traz elementos do Art Noveau, e na frente um canteiro com flores sampatie na cores vermelhas que completam a beleza do Paço.
8° Ponto- As flores dão um charme ao prédio. Foto: @fotografiasdogunter
Endereço: Praça Generoso Marques, 189 | Centro | (41) 3234-4200
9°- Café do Paço da Liberdade
E nada melhor do que aproveitar e tomar um café, nesta magnífica arquitetura do Paço. Entrando no prédio, logo no primeiro piso, você encontra o Café do Paço. Experimente o café expresso com sorvete de creme é ótimo para refrescar. Observe que há uma elegante porta, que dão para a rua, e na frente está o mercado das flores que é nosso próximo ponto. Vamos lá?
9° Ponto- Café do Paço da Liberdade. Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Endereço: Praça Generoso Marques, 189 | Centro | (41) 3234-4200
10°- Mercado das Flores
O Mercado possui oito floriculturas, sendo que quatro delas funcionam 24h. Lá você encontra desde as charmosas begônias à diferentes espécies de orquídeas. Criado há mais de duas décadas pela Prefeitura, tem o objetivo de reunir todos os comerciantes de flores que trabalhavam nas praças Tiradentes e Generoso Marques.
10° Ponto- Mercado das Flores. Foto Divulgação
Endereço: Praça Generoso Marques, s/n | Centro | (41) 3225-3463
Siga para o centro histórico da cidade, para ver o maior relógio revestido de flores na cidade.
11°- Relógio das Flores
Presente do joalheiro Max Rosenmann, em agradecimento a acolhida que as famílias judias tiveram em Curitiba. Com 8 metros de diâmetro, os ponteiros de fibra de vidro funcionam por meio de um aparelho instalado na Igreja do Rosário. O relógio tem suas flores trocadas a cada estação do ano, e na primavera e no verão é comum ver espécies como a Tagete, que são mais conhecidas como cravo-amarelo, cravo-da-índia ou rosa-da-índia.
11° Ponto- Relógio das Flores. Foto Daniel Castellano
Endereço: Praça Garibaldi, s/n | São Francisco
Próximo local é o centro da cidade, um calçadão com seus canteiros floridos.
12°- Ruas das Flores
A Rua XV de Novembro é um shopping a céu aberto no Centro da cidade, com muitas lojas, cafés e um bondinho com biblioteca dentro. Ela recebe o nome de Rua das Flores, e não é por menos, as plantas são distribuídas nos canteiros de todo calçadão e trocadas a cada estação. Na primavera e no verão, a estrela que mora por ali é a Petúnia, observe a delicadeza dessa flor, enquanto caminha até o próximo ponto.
12° Ponto- Rua das Flores Foto: Maurílio Cheli/SMCS
Endereço: Rua XV de Novembro, s/n| Centro
Dicas MCities: Pés Floridos
Você está na Rua XV de Novembro, então aproveite para conhecer uma das 3 lojas Omar Calçados, que está comemorando a chegada da primavera verão, com muita cor na sua coleção. São vários modelos para você mostrar pra todo mundo que chegou a época mais desejada para passear e curtir com os amigos. Endereço: Rua XV de Novembro, 246 / 251/ 575.
13° – Bosque do Alemão
O Bosque é repleto de flores e ainda divertido, pois conta a história de João e Maria, através de painéis de azulejo que fazem um trajeto até chegar à Casa da Bruxa, que é um espaço onde bruxas e fadas fazem uma leitura teatralizada de contos infantis para as crianças. Passeio repleto de história e beleza.
13° Ponto- Bosque do Alemão. Foto: @a.socek
Endereço: R. Nicolo Paganini, s/n – Pilarzinho
Para fecharmos o roteiro. Vamos de sorvete ?
14° – Briele Gelato
Para fechar o roteiro. Vamos tomar um Sorvete? Nada melhor no calor do que um sorvete, para refrescar ! A sorveteria Birele Gelato é um lpcal com cores alegres e que possui uma varanda deliciosa para sentar e admirar a paisagem com suas árvores de ipê. Todos seus sorvetes são artesanais e deliciosos. Vale experimentar o sorvete de maracujá, que além de combinar muito com temperaturas quentes, o sorvete é super cremoso e refrescante!
14° Ponto – Sorvete de Maracujá . Foto Divulgação
Endereço: Rua Marechal Hermes, 113 | Centro |(41) 3095-8410| Briele Gelato
Vamos conhecer o Centro Histórico da Cidade ? Um roteiro para conhecer a história do Bairro São Francisco.