Moda autoral pra quem tem estilo 
                    27/08/2018 
                        
                    
                    Conheça lugares em Curitiba que te ajudam a tirar do papel aquela super ideia de moda autoral 
O cenário fashionista cada vez vem ganhando mais artistas que trazem ao ao público novas opções da chamada slow fashion , movimento que acompanha a moda autoral.
A moda autoral busca produzir modelos exclusivos, produção de peça a peça, desenvolvidas por designers que prezam pela criatividade e não apenas as tendências de mercado. Explorando dois temas: projetos para tirar do papel e onde expor.
Projetos para tirar do papel 
A gente sabe que tirar uma ideia do papel nem sempre é fácil. Você ama o mundo fashion, mas ainda não se sente preparado para produzir sozinho? Alguns espaços em Curitiba prometem não só cursos, mas espaços de debate para se pensar a moda autoral.
Centro Europeu 
Outro lugar bem bacana e que investe em moda autoral é o Centro Europeu, que oferece um curso de Design de Moda com apenas um ano de duração. Voltado para o desenvolvimento do profissional, o curso oferece também uma programação extra, com palestras e bate-papos. Os eventos são organizados pelo Núcleo de Moda da escola, que tem o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho.
O Centro Europeu conta ainda com uma incubadora de moda, que busca ajudar alunos e ex-alunos a tirarem suas ideias da cabeça. Então, se era esse incentivo que faltava, tá aí!
Endereço: Rua Benjamin Lins, 999 – Batel | Telefone: 3233 6669 | Site do Centro Europeu  
No Centro Europeu, uma incubadora auxilia os alunos a viabilizarem seus projetos. Fotos: Facebook Centro Europeu 
Instituto de Moda do Paraná 
No IMOP, o Instituto de Moda do Paraná, você pode participar de uma programação bem diversificada, feita para clarear suas ideias e começar sua investida nessa área. Os temas englobam toda a cadeia de produção, incluindo não só técnicas, mas também styling, produção de moda, e até mesmo na área de comunicação.
O Instituto é o lugar perfeito para conseguir apoio, pois o pessoal é bem engajado e luta pelo reconhecimento de Curitiba como capital da moda autoral. Além de ser a cara de Curitiba, essa é uma ideia que se mostra bem viável, pois hoje, a capital conta com cerca de 120 ateliers voltados à criação de moda.
Além dos cursos, periodicamente promove encontros sobre o assunto e ainda foi o responsável pelo AMA, a 1º Amostra de Moda Autoral de Curitiba. Assim, toda a equipe do IMOP está sempre pronta a acolher iniciativas que reforcem a importância não só da moda autoral, mas também das discussões sobre economia criativa e a indústria da moda.
Dica MCities:  O idealizador do projeto, Paulo Martins, é um dos grandes nomes da moda autoral na cidade. Se essa é uma área que te interessa, procure trocar uma ideia com ele, será uma grande experiência um excelente aprendizado.
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1157- São Francisco | Telefone: (41) 99677-6592 | Site do IMOP  
O Instituto de Moda do Paraná é um grande articulador da Moda Autoral de Curitiba. Foto: Facebook IMOP
Faculdades da Indústria 
Agora, se você quer entrar com tudo na passarela da moda, a Faculdades da Indústria, do sistema FIEP, oferece um curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. Com 3 anos de duração, o curso te dá todo o suporte para se tornar um excelente designer de moda.
O local tem uma estrutura bem legal, com laboratórios, e com uma ementa que aborda, sobretudo a inovação. A ideia é formar profissionais que saibam desde planejar uma coleção até viabilizar a grandes oportunidades comerciais. E não é só isso, a instituição oferece regularmente cursos de extensão específicos e que possuem curta duração. É pra realmente brilhar.
Endereço: Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico | Telefone: 3503 1200 | Facebook Faculdades da Indústria  
Na Faculdades da Indústria, os alunos têm 3 anos de aula. Foto: Portal da Indústria
Pra expor em Curitiba 
Separamos alguns lugares bem legais para que você possa mostrar toda sua arte, talento e dedicação.
Novo Louvre 
O Novo Louvre, que fica bem no meio do agito da Trajano Reis, é um desses espaços super descolados e que te fazem sentir à vontade. O local, que também é uma marca, funciona como um espaço colaborativo de moda e como uma incubadora.
Os jovens designers contam com maquinário especializado para entrar em ação. Além disso, têm uma excelente troca de experiências e ideias com designers já consagrados deste universo. Os artistas podem comercializar suas peças no espaço ou no e-commerce da marca.
Dica MCities:  O legal do Novo Louvre é que além de ser um atelier e uma loja de moda autoral, o espaço abriga um charmoso café e um coworking. Espaço que transpira criatividade e inovação. Além disso, fica no agito do São Francisco, ou seja, ainda dá pra curtir um rolê por ali.
Endereço: Rua Trajano Reis, 36 – São Francisco | Telefone: 41 3232 0055 | Facebook do Novo Louvre  
O Novo Louvre fica bem no centro de Curitiba. Foto: Facebook Novo Louvre 
Casa 102 
O Casa 102 é um espaço bem bacana de coworking e tem cerca de 70% do espaço reservado à moda. No local, é possível encontrar um atelier e uma loja, onde os artistas podem comercializar suas peças. Ainda, dentro do espaço, um Coletivo de Moda propõe debates, eventos, bazares, sempre no intuito de divulgar a moda autoral. Questões como sustentabilidade e ecodesign são abordados por lá.
Endereço: Alameda Júlia da Costa, 102 – São Francisco | Telefone: 41 99936-8604|  Facebook da Casa 102 
A Casa 102 dedica quase 70% do negócio para a moda. Foto: Facebook Casa 102
Animou? Então bora colocar o sonho em prática! Quer saber mais criatividade, que tal? Clicar aqui e ficar por dentro da Economia criativa .