Curitiba para geeks: O caminho das pedras para fãs de quadrinhos
22/01/2018
Para ler, conhecer e comprar seu Gibi
Capital Geek selecionamos o que há lugares e pontos de encontros da galera. Bora?
Gibiteca de Curitiba
Pioneira no Brasil, a Gibiteca de Curitiba foi inaugurada em 1982, quando ninguém sabia o que era “nerd” por aqui. Instalada há quase 30 anos no casarão histórico do Solar do Barão, é um centro cultural movimentado, com um acervo de mais de 25 mil títulos de todos os gêneros de histórias em quadrinhos. A Gibiteca também promove diversas outras ações do universo geek e da cultura pop, como cursos, oficinas de criação, exposições, palestras, lançamentos, encontros e eventos de quadrinhos, ilustração, caricatura, animação, RPG e cosplay, entre outros. Teve um painel por exemplo no Geek City, o maior evento do gênero no sul do país. Funciona de segunda a sexta, das 9 horas ao meio-dia, e das 14 às 18 horas.
Endereço: Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro | Telefone: (41) 3321-3250 | Facebook da Gibiteca .
Acervo de artistas locais e internacionais e espaço de eventos Geek. Foto Divulgação
Itiban Comic Shop
Inaugurada em 1989 por um casal aficionado por histórias em quadrinhos, Francisco Utrabo e Mitie Taketani, a Itiban é referência nacional em HQs e cultura geek em geral – mangás, RPG, card games etc. O maior diferencial é justamente a paixão deles (principalmente de Mitie) por esse universo. Graças a ela, a loja criou um acervo grandioso, com material – inclusive importado – selecionado a dedo, e oferece um atendimento atencioso e personalizado. A loja também promove uma série de eventos de promoção e divulgação dessas áreas, como os tradicionais lançamentos com bate-papos, palestras e sessões de autógrafos com editores, quadrinistas consagrados e editores. Uma boa estratégia é acompanhar o blog e a fan page da loja no Facebook, que mantêm informações atualizadas sobre esses eventos e as principais novidades do acervo.
Endereço: Avenida Silva Jardim, 845 – Rebouças | Telefone (41) 3232-5367 | Facebook da Itiban .
A principal loja de comics da cidade.
Gibicon/Bienal de Quadrinhos de Curitiba
Herdeira direta dessa vocação da capital paranaense para os quadrinhos, iniciada com a Gibiteca e a Itiban, a Bienal de Quadrinhos de Curitiba começou em 2011 como Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos. Seis anos e quatro edições depois, o evento tornou-se um dos principais do gênero no país. Cresceu, apareceu e mudou de nome, para Bienal de Quadrinhos de Curitiba. A edição de 2014, por exemplo, foi a primeira realizada no Museu Municipal de Arte (MuMA) e teve 49 oficinas, 33 debates, 16 palestras com grandes quadrinistas estrangeiros e 104 convidados nacionais, atraindo cerca de 25 mil pessoas nos quatro dias. A próxima edição está programada para 2018.
Endereço: Museu Municipal de Arte – Av. República Argentina, 3.432 – Portão | Telefone: (41) 3329-2801 | Site da Gibicon .
A Bienal de Quadrinhos de Curitiba é um sucesso há 6 anos.
Eventos de Comics para colocar na agenda
Shinobi Spirit
Outra prova de que Curitiba é o epicentro do universo geek no Brasil é o Shinobi Spirit. O evento de cultura pop acontece semestralmente na capital paranaense. Já são 20 edições e cada encontro é um verdadeiro parque de diversões para os geeks. Rola concurso de cosplay, de karaokê, matsuri dance, disputa de Kpop, palestras, workshops. Para quem que jogar: card games, RPG, board games, swordplay, airsoft, arco e flecha, campeonatos e freeplay na área de games e quiz. Para fãs tem exposição de colecionáveis e atividades de fã-clubes e várias outras atrações, como webcelebridades, blogueiros, dubladores, humoristas, DJs convidados e show de bandas. Na edição de outubro de 2017 participaram inclusive os atores norte-americanos Travis Wester, que interpretou Harry Spangler na série Supernatural, e Daniel Logan, o Bobba Fett de Star Wars.
Informações no site da Shinobi Spirit .
Cosplay e muita diversão para os fãs. Foto Divulgação
Megacon
Como o próprio nome diz, a Megacon é uma megaconvenção criada em 2014 em Curitiba. Reúne fãs-clubes, entusiastas, associações e grupos interessados em literatura, ciência, cinema, teatro, quadrinhos e atividades relacionadas à ficção científica, fantasia e tecnologia. Os grupos se subdividem em mini eventos para apresentar suas atividades. São como palestras, oficinas, filmes, games, HQs e exposição de memorabilias, além de uma série jogos e brincadeiras. Na edição de 2017, por exemplo, se reuniram fãs de Star Wars, Star Trek, SteamPunk, Doctor Who, J.R.R. Tolkien, Harry Potter, Battlestar Galáctica, zumbis e outros.
Personagens aumentam a diversão na Megacon. Foto Divulgação
JediCon
Desde 1999, fãs da saga Star Wars espalhados pelo Brasil se reúnem periodicamente na JediCon. A convenção, feita de fãs para fãs dos filmes de George Lucas, e por “Conselhos Jedi” de sete estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Rio Grande do Sul e Paraná. O encontro inclui palestras, minicursos, oficinas, exposições de itens de colecionadores. Além de estandes com produtos da saga, concursos de cosplayers, bandas interpretando músicas da trilha sonora, exibição de filmes e concursos culturais. E a onda do cosplay pegou de tal maneira que, nos dias de JediCon, é comum dar de cara com Dart Vader, a Princesa Leia ou Luke Skywalker no ônibus, na farmácia, no supermercado de Curitiba.
Para os fãs de StarWars. Foto Divulgação
Anote na agenda e não perca nenhum programa!