Biblioteca Pública do Paraná: o que acontece lá dentro?
18/08/2019
De biblioteca a centro cultural: descubra o que ela oferece
Cinema, jogos, teatro, oficinas, cursos, prêmios, música e brincadeiras: a qualquer hora e em qualquer dia do ano, uma coisa é certa: tem sempre alguma atividade rolando na Biblioteca Pública, e melhor: é tudo GRAÇA, basta chegar.
Curiosidades entre livros
O quão bem você conhece a Biblioteca Pública do Paraná? Quem diria que, o lugar que foi idealizado para ser só um acervo de livros de um colégio, se tornaria uma das bibliotecas públicas mais frequentadas do país.
Isso porque mais de 2 mil pessoas visitam o lugar diariamente, que dispõe de mais de 700 mil itens como jornais, revistas, livros, documentos e títulos raros.
Falando em raridade, a Biblioteca guarda em um cofre o seu tesouro mais antigo: uma obra que, em todo o Brasil, só existe lá e na Biblioteca Nacional. Você sabia?
O título é um exemplar de uma novela italiana chamada “Orlando Furioso”, escrita em 1516 pelo poeta Ludovico Ariosto. Guardada a 7 chaves, a obra rara foi microfilmada para ser disponibilizada em formato digital. Basta ir na Divisão de Documentação Paranaense para matar a curiosidade.
Muita coisa acontece na Biblioteca. Foto Divulgação
Cheguei. O que fazer?
Para fugir do caos do centro e passar o tempo em um lugar tranquilo e com opções de lazer, a Biblioteca Pública é o local ideal.
Calmaria ou atividades culturais: você decide. O lugar recebe diversas exposições durante o ano, então quando chegar, vale a pena dar uma conferida no hall de entrada para ver se tem alguma mostra rolando.
Na busca por um lugar sossegado para ler ou estudar, lá tem diversos ambientes, sofás, puffs e poltronas aconchegantes para se acomodar e mergulhar na leitura.
Cadeiras confortáveis para leitura. Foto Divulgação
As mesinhas do piso superior são ótimos locais para isso e, de quebra, dão uma visão bem ampla da biblioteca. Se preferir subir mais e explorar os demais andares, as escadas dão acesso a uma bela visão da rua e há vários poemas espalhados pelas paredes. Ali é um bom ponto para conferir a arte de poetas paranaenses, por exemplo.
A Revista Helena e o Jornal Cândido são produções autorais do espaço, e opções boas para se atualizar e ficar por dentro do mundo da arte e da cultura. O lugar dispõe de obras publicadas pela própria biblioteca, dos mais diversos gêneros: poesia, romance, conto, artes.
Escolha o seu e delicie-se.
Ótimos espaços para leitura. Foto Divulgação
Atividades Gratuitas
A biblioteca oferece passatempos variados, e o cinema não fica de fora dessa equação. Duas vezes por mês, o Cine Pipoca exibe filmes ligados à literatura, com distribuição de pipoca de graça!
Quer aprender novas habilidades ou desenvolver novos hobbies? Chega mais. Na Seção Infantil sempre há atividades como oficinas manuais, de criação literária, de ilustração e de dobraduras.
Todo primeiro sábado do mês acontece o Sábado Lúdico, com RPG, jogos de cartas e de tabuleiro.
Já na Seção Multimeios há xadrez e outros jogos disponíveis para o público adulto, a qualquer hora.
RPG de Graça na Biblioteca Fotos: Juliana Neri
Música ao vivo
Nada melhor do que ler e ouvir uma boa música. O “Música na Biblioteca” é a chance perfeita para desfrutar do som de cantores e compositores locais. Os shows acontecem sempre às sextas das 17h30 às 18h30, e vão desde música erudita até MPB.
Bora convidar os amigos?
Música ao Vivo. Foto Divulgação
De frente com o autor
Todo mês acontece o “Um Escritor na Biblioteca”, uma oportunidade de ficar cara a cara com um autor novo ou conhecido, e de participar de um bate papo sobre as suas obras, sua carreira e o mundo da literatura.
Cada mês é uma oportunidade nova de conhecer um escritor diferente. Para ficar por dentro do dia do evento, é só conferir a programação no site da BPP, atualizado mensalmente.
De frente com o autor. Foto: Kraw Penas/SECC
Diversão para a Criançada
Que tal atividades legais para os pequenos? De segunda a sexta às 11h e às 15h e aos sábados às 11h, a Biblioteca Pública realiza a Hora do Conto, com diferentes histórias e dinâmicas de narração. Após cada sessão, sempre rola alguma oficina manual, que geralmente tem a ver com a história contada.
Muitas histórias divertidas. Foto Divulgação
Uma Noite na Biblioteca
Duas vezes por ano, o espaço também faz o Uma Noite na Biblioteca, normalmente em julho e novembro e com vagas limitadas- 50 crianças de 7 a 10 anos de idade.
Mas o que rola nessa noite? Um tema é escolhido e a partir dele acontecem contações de histórias, oficinas, gincanas, práticas pedagógicas, encenações artísticas, enfim: tudo para manter a criançada entretida e engajada culturalmente. Surpreenda-se com a temática, pois já foi desde Alice no País das Maravilhas até folclore paranaense.
Após a noite de atividades, o programa se encerra com um delicioso café da manhã no dia seguinte. As crianças chegam à Biblioteca às 17h do sábado e lá permanecem até as 8h30 do domingo. Este é o único programa que pede a inscrição prévia de quem for participar, que deve ser feita no próprio local.
Uma noite na Biblioteca. Foto Divulgação
Aventuras na Biblioteca
A garotada também pode participar do “Aventuras Teatrais”, que leva peças de teatro com temas infantis ao público mirim, ou do O “Aventuras Literárias”, um encontro entre escritores e leitores dedicado ao público infanto-juvenil. Ambos os eventos acontecem todo mês, e o dia varia de acordo com a disponibilidade dos autores e artistas. Então é preciso checar a programação com o pessoal da biblioteca, no site ou por telefone.
Aventuras Literárias. Foto Divulgação
Atividades à parte, a Biblioteca por si só também é um espaço super acolhedor para os pequenos. O mobiliário da sessão infantil é repleto de acomodações que imitam colmeias, para que as crianças possam sentar, deitar e ficar à vontade com os livros como bem quiserem.
Ah! Nesse espaço, as restrições são menores quanto ao restante da biblioteca, e os pais ou responsáveis são livres para entrar e levar um lanche para as crianças a qualquer momento.
Atividades para todos. Foto Divulgação
Vem de tour!
Bastante coisa para conhecer, não é? Não sabe por onde começar? Então aproveita e experimenta o Bibliotour, um passeio por todos os setores da biblioteca na companhia de um funcionário.
Também é uma chance de conhecer trabalhos que a minoria conhece, como o que rola na Seção Braile e na Divisão de Preservação. Basta agendar a sua visita por telefone.
As opções são várias, mas independente disso, todas elas levam a um só caminho: a cultura.
Tour pela Biblioteca. Foto Divulgação
Endereço: Rua Cândido Lopes, 133, Centro | (41) 3221-4900 | Biblioteca Publica
Aproveitando que estamos no centro da cidade. Que tal conhecer outros locais que também fazem parte da história de Curitiba? Vem ver quais são as construções que são a história da Cidade .