Old school e estilosos: Onde acontecem encontros de carros antigos em Curitiba 
                    07/04/2019 
                        
                    
                    Seu coração bate mais forte quando passa por um rabo de peixe, Cadillac ou os esportivos Maverick e Jaguar? 
Separamos alguns locais de encontro na cidade para você curtir essas joias raras. 
Uma paixão motorizada! 
O que move os donos de carros antigos: História, hobby, paixão? Tudo junto e misturado, isso sim! E para esses fãs de carteirinha, nada de curtir o carango sozinho, afinal o que é bom merece ser compartilhado. E aí que entram os clubes automotivos, formado por quem entende de “antigomobilismo”. Lá eles lustram, conservam, expõem, se encontram, trocam ideias… e formam uma grande família!
A História de uma época na Praça Espanha 
Faz mais de 12 anos que Glenys Bessler resolveu que estava mais do que na hora de as mulheres protagonizarem os encontros de carros antigos. Assim ela fundou o Clube Feminino de Automóveis Antigos e Especiais do Paraná, o “Elas”. E como deu certo! O que começou para incentivar a participação feminina nos encontros capitaneados por homens se transformou num dos clubes mais democráticos e atuantes da cidade. Ele é como coração de mãe, basta chegar que será bem recebido. Podem participar homens, mulheres, gente de todos os clubes, carros de todas as marcas. Mais agregador impossível né?
Onde? Os encontros acontecem na Praça da Espanha. Com certeza quem é de Curitiba já se deparou com os antiguinhos por lá num sábado qualquer. Cadillac, Rolls Royce, DKV, Maverick, Jaguar, Thunderbird, Hudson, MP Lafer, Shelby Cobra, são apenas alguns modelos entre os cerca de 100 reluzentes que estacionam para serem admirados, faça chuva ou faça sol. Mas calma aí, há critérios e regras para parar o possante lá: nada de som, nem motor ligado.
Não é lugar para comercializar carros. O modelo deve ser o mais original possível: nada de insulfilm nem rebaixamento. Hoje são cerca de 60 sócias, mas a família é infinitamente maior. Aos domingos na praça tem café, comemoração de aniversário, papai, mamãe, titia, a família toda.
É um programa e tanto! Na Praça Espanha tem um monte de opções gastronômicas de peso, dá pra ficar o dia inteiro e curtir bem. O Elas também adora se engajar em eventos beneficentes. No último carnaval, por exemplo, colocou mais de 50 carros na rua com seus donos devidamente fantasiados e as marchinhas da época rolando solta. Se a ideia era resgatar o corso – já ouviu falar? – da década de 40, ponto pra eles porque foi o maior sucesso.
Encontros: Sábados, das 14h30 às 20h30, Praça da Espanha | Telefone do Elas: (41) 99888-9367 
Encontro de clássicos na Praça Espanha. Foto: Divulgação Elas.
As estilosas Kombosas 
O Clube da Kombi de Curitiba foi o primeiro exclusivo de Kombi do Brasil e segue firme na filosofia “qualidade é melhor que quantidade”. Já teve muitos membros e hoje é formado por um número reduzido de pessoas, tudo para perpetuar o que se tem como um mantra: paixão, espírito conservador e compromisso de preservar a memória do veículo de maior longevidade da indústria automobilística mundial. Firmeza né?
Só no Brasil foram 56 anos de produção. É muita Kombi pra contar história. Se você também ama uma Kombi, taí um grupo bacana para conhecer.
O carro não é fraco, leva uma tonelada ou nove pessoas de uma só vez. Justamente pela sua vocação de transporte não sobraram muitos exemplares bem conservados, mas os que sobreviveram são tratados a pão de ló. É o caso da “saia e blusa” – como era chamada na época a Kombi de duas cores – modelo 1968 do fundador e presidente do Clube da Kombi de Curitiba, Ronaldo Mobius. Ele tinha oito anos quando ela estacionou pela primeira vez em sua casa. Nunca mais foi embora. Único dono, 100% original, premiada. Mobius tem outro modelo, tunado, que o acompanha nos eventos promovidos pelos colecionadores.
Em Curitiba, o encontro do Clube da Kombi de Curitiba acontece sempre no último domingo do mês, no estacionamento da lanchonete Kharina do Jardim Botânico. Você não precisa ter Kombi pra chegar, pode ir de lambreta, de bike, de fusca… história não vai faltar. Mas chame pelo sol porque dizem que nessa turma poucos tiram suas pupilas da garage em dias de chuva.
Encontros: Todo primeiro domingo do mês no estacionamento do Kharina Jardim Botânico | Rua Av. Prefeito Omar Sabbag, 365 – Jardim Botânico | Facebook do Clube da Kombi de Curitiba .  
A Kombi foi produzida no Brasil por 56 anos. Foto: Clube da kombi.
Os Opaleiros de Curitiba 
Se você curte ou tem um Opala ou Caravan – versão perua do primeiro carro de passeio fabricado pela Chevrolet no Brasil – cola nesse clube porque a parada é boa. Em abril, o clube que conta hoje com quase 40 associados (apenas uma mulher. Vamos aumentar esse número, mulherada!) atinge a maioridade e comemora 18 anos com um baile à fantasia.
Essa turma está sempre agitando e não param o ronco dos motores. Os encontros semanais acontecem aos domingos de manhã no estacionamento do Parque Barigui (entrada pela BR-277) e são abertos para quem quiser chegar. Depois daquele passeio no parque em família vale a pena parar lá e bater um papo com eles!
Eles também fazem viagens e encontros na chácara do sócio-fundador Roberto Tessaro, que é quem movimenta a agenda social dessa turma. Com tantos encontros, o pessoal é uma verdadeira família. Para ingressar no clube é necessário um período de convivência até ganhar o selo definitivo.
Endereço: Domingo de manhã no estacionamento Parque Barigui | Acesso pela BR-277 | Site do Clube Opaleiros Curitiba.  
Os encontros são no Parque Barigui. Foto: Facebook do Clube.
A potência dos Mavericks 
Como não amar um Maverick se você cresceu com um? O pai do Álvaro Trevisan Franco Junior, vice-presidente do clube, foi o fundador do Maverick Clube de Curitiba e não deu outra, a paixão passou de pai para filho. E de lá pra cá já são 18 anos em pleno vapor. Hoje é o maior clube de Maverick do mundo, tem 129 sócios e a cada semana recebe uma nova agremiação.
Para participar não precisa ter um fordão na garagem, basta ser um entusiasta do modelo. Gente que viveu e gente que quer viver a experiência. O grupo – sempre acompanhado da família – se reúne às quintas-feiras no Armazém Garagem, ao final da tarde.
Dica MCities:  
Além das quintas, o clube marca território aos domingos na feirinha do Largo da Ordem, no bairro São Francisco ou no Parque Barigui (é bom verificar a agenda deles). Uma vez por mês seguem desfilando pelas estradas rumo a cidades próximas da capital e, de tempos em tempos, vão um pouco mais adiante para buscar a participação dos sócios espalhados pelo país.
Encontros: Toda quinta-feira a partir das 19h no Armazém Garagem | Domingos na Feira do Largo da Ordem ou Parque Barigui | Facebook do Maverick Clube de Curitiba  
A potência dos esportivos no Clube do Maverick. Foto: Adriano Sor/ Facebook Clube.
Dica MCities: 
Quer mais programas em família super legais? Veja onde andar de kart em Curitiba .