Do Kung Fu à Capoeira: onde praticar artes marciais diferentes em Curitiba
12/07/2019
Força, disciplina, concentração, autocontrole. Essas são apenas algumas das características que as artes marciais desenvolvem.
Juntando filosofia e a atividade física, elas são ideais para quem quer desenvolver o corpo, a mente e o emocional. Existe um monte de modalidades de artes marciais diferentes e você pode praticar várias delas aqui em Curitiba. Olha só:
Da China para Curitiba
É impossível pensar em artes marciais chinesas sem lembrar do Kung Fu. Graças a figuras lendárias como Bruce Lee, essa modalidade de arte marcial se espalhou pelo mundo. E, graças a ele, #quemnunca ouviu falar em golpes com nomes como “águia”, “tigre” e até mesmo “gafanhoto”? Pois para quem não sabe, todos os movimentos desta milenar arte são inspirados em animais. Grandes lutadores tatuam os animais para demonstrar qual seu estilo preferido.
Mas não precisa nem ser chinês nem fã do Bruce Lee pra treinar Kung Fu. E, apesar de existirem mais de 400 (sim!) tipos da luta, em Curitiba, um dos lugares mais tradicionais para quem quer entrar nesse universo é a Senda. Lá, você pode encontrar o estilo de Kung Fu Shaolin do Norte.
Nessa modalidade, os movimentos são inspirados não só em animais, mas na natureza como um geral. Ainda, sua prática envolve todas as partes do corpo. A técnica tem como objetivo aumentar resistência, força, velocidade, equilíbrio, elasticidade, além, claro, da concentração e respiração.
E, pra deixar ainda mais com cara de arte marcial chinesa, essa técnica envolve o uso de algumas armas, como facão, bastão, espada, punhais e diferentes tipos de lança. É pra sair de lá o próprio Bruce Lee!
Desde 1991 eles dão aulas com a autorização do Grão Mestre Chan Kowk Wai, uma das maiores autoridades mundiais no assunto. Também são oferecidas aulas de Boxe Chinês e Tai-Chi.
Inclusive, se você vai fazer Kung Fu ou Boxe Chinês na Senda, mas também quer conhecer um pouco mais do Tai-Chi, aproveite que todo sábado de manhã tem aulas gratuitas na Praça do Japão (tem lugar melhor para isso?!).
O Kung Fu é uma das artes marciais chinesas mais tradicionais que existem! Foto: Mostafameraji
Endereço: Praça Tiradentes, 346-A – Centro | Telefone: (41) 99124-8843 | Site da Senda
A filosofia Pa Kua
Com certeza andando pela cidade você já deve ter visto uma escola com o nome de Pa Kua. Mas, o que é exatamente isso, você sabe? Pa Kua significa “oito estados de mutação” e se refere às mudanças que os elementos da natureza – e consequentemente os homens – podem sofrer ao longo da existência. Ou seja, não é exatamente uma arte marcial, mas sim um conhecimento milenar chinês.
Assim, quem escolhe praticar pode conhecer esse conceito através de diversas modalidades. Acrobacia, armas de corte, arqueria, arte marcial, cosmodinâmica, energia, reflexologia, ritmo e sintonia. Pode-se dizer que é um combo, mas os alunos vão trabalhando cada uma de acordo com suas necessidades e interesses.
O conceito é de que é possível aplicar o Pa Kua em diversas instância da vida. Como toda filosofia oriental, é uma modalidade que trabalha não só o corpo, mas, sobretudo, espírito e mente de maneira integrada. Bacana, não é mesmo?
Em Curitiba, você pode conhecer essa técnica diferentona em seis diferentes bairros. A sede do Juvevê é uma das mais agradáveis, pois fica bem em frente à Praça Eppinghaus. Então fica super fácil dar um pulo ali antes ou depois das aulas para se aquecer e também meditar um pouquinho!
O objetivo não é o de competir em torneios, ou algo do gênero, mas sim desenvolver a autodisciplina, a defesa e o crescimento pessoal. A prática, inclusive, é indicada até para crianças, que aprenderão conceitos bem importantes sobre sua evolução física, mental e até de relações pessoais.
vários tipos de atividades voltadas ligadas a essa filosofia chinesa. Foto: Divulgação site Pa Kua
Endereço: Rua Benjamin Constant, 138 – Centro | Telefone: (41) 3015-7674 | Site da Pa Kua
A arte da defesa pessoal
Diferente do Pa Kua, do Kung Fu e Tai-Chi, o Krav Magá não é chinês e nem uma arte marcial. Essa modalidade surgiu em Israel, na década de 1940, e é reconhecida como uma arte de defesa pessoal. Ou seja, o objetivo é fazer com que você consiga se defender em situações de perigo real, usando movimentos “curtos” e rápidos para desarmar um possível agressor.
O Krav Magá também trabalha a disciplina e o autocontrole do praticante. Em Curitiba você pode treinar essa luta no Centro de Krav Magá do Paraná (CKMPR) e em várias academias onde os instrutores dão aula. A mensalidade sai por R$220.
O Parque Barigui às vezes recebe alguns aulões de Krav Magá. Geralmente ela é fechada para alunos, mas não deixa de ser uma boa oportunidade para você entender melhor a modalidade.
O objetivo principal do Krav Magá é desenvolver a defesa pessoal. Foto: Dixie Rae Liwanag
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 574 – Centro | Telefone: (41) 3039-3767 | Site do Centro de Krav Magá do Paraná
Além do karatê
Normalmente quando se fala em artes marciais a primeira coisa que vem na cabeça é o karatê ou o judô. Mas existem outras modalidades como o Aikido. Essa arte marcial usa movimentos suaves e circulares para controlar e usar a força de um possível agressor contra ele mesmo. É quase como a coreografia.
É uma arte marcial acessível a homens e mulheres de qualquer idade e até crianças. Algumas filosofias, inclusive, são ensinamentos muito bacanas. Por exemplo, no Aikido não há oposição ao seu adversário. Pelo contrário, existe a união fazendo nascer deste contato algo benéfico para ambos.
Outra coisa bacana é que eles dizem que há o aprendizado de ganhar sempre. Ou seja, participando do caminho, descobrem-se coisas novas e aperfeiçoam-se antigas, ou seja, melhora-se sempre.
Existem várias opções de academias por aqui, entre elas a Aikido Keiko. Eles têm três sedes (em Curitiba, Pinhais e São José dos Pinhais) e a mensalidade fica em torno de R$150. Alunos novos têm desconto de 30% no primeiro mês e não pagam taxa de matrícula!
O Aikido é uma das várias modalidades de artes marciais japonesas. Foto: L’oeil Étranger
Endereço: Rua Desembargador Westphalen, 2201 – Centro | Telefone: (41) 99905-8962 | Site do Aikido Keiko
A arte marcial brasileira
A capoeira não é apenas reconhecida como a “arte marcial brasileira”. É uma expressão cultural que mistura luta, dança e música. O que começou como uma forma de resistência dos escravos no Brasil, acabou se espalhando pelo mundo. A Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD), por exemplo, foi fundada em 1992 pelos Mestres Rogério e Índio, na Alemanha. Hoje a ACAD tem sedes também na Itália e — claro — Brasil.
Se você já conhece a capoeira, ou quer conhecer melhor, você pode ir nas rodas abertas que a ACAD faz na praça Generoso Marques e na feirinha do Largo da Ordem (no segundo domingo do mês). É só chegar e participar. O bom de ir na roda da Feirinha é que depois você pode aproveitar para tomar aquele belo caldo de cana para refrescar.
Outro local que tem roda aberta todo segundo sábado do mês é a Praça Osório. Ali perto da Bondinho, o pessoal do grupo Abadá se reúne a partir das 10 horas.
Endereço: Rua Presidente Faria, 372 – Centro | Telefone: (41) 99626-0713 | Site da Associação de Capoeira Angola Dobrada
Agora é só escolher a arte marcial que mais tem a ver com você e cair de cabeça nos treinos. Opção é o que não falta!
E, se você gostou da ideia de utilizar armas como arco e flecha, que tal conhecer escolas onde é possível praticar essa atividade ?
* Os valores podem ser alterados sem aviso prévio pelo estabelecimento.